27 de outubro de 2015

Conheça os benefícios da lavanda: da decoração para a sua saúde

Compartilhe pela rede:

As flores não servem só para decorar o ambiente, perfumar o cômodo da casa. Algumas têm propriedades medicinais, como a lavanda. É uma planta nativa da Europa Mediterrânea e tem sido historicamente utilizada na indústria de perfumaria, medicamentos e alimentos. Suas flores são lilás e suas folhas são cobertas com um revestimento de prata. Das 54 espécies, apenas quatro se deram bem no Brasil. Isso porque a lavanda gosta de frio, de pouca umidade e de solo alcalino.

Flores de lavanda

Elas contêm tanino, sais minerais e óleos essenciais que proporcionam antisséptico, calmante e cura, e também ajudam a estimular o sistema nervoso. Sua infusão é usada para tratar problemas digestivos, dores de cabeça, hipertensão, insônia, problemas cardíacos, náusea, asma e distúrbios respiratórios.

Quando você tem ansiedade, dores de cabeça, reumatismo, uma solução muito eficaz é beber chá de lavanda.

Ela também divide espaço com legumes e folhas. A flor pode ser usada nos doces, nos salgados e até nos gelados. Chá verde com abacaxi e lavanda, bolo de lavanda, sal aromatizado, azeite, vinagre, sorvete de lavanda. São várias as opções.

Óleo essencial de lavanda

É ótimo para a desinfecção de feridas. Se for uma queimadura, o ideal é misturar algumas gotas de água mineral e umedecer a área afetada. Também pode ser usado para massagens para aliviar dores no corpo.

Se você adicionar algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro, aliviar a insônia e estresse. Para limpar o spray nasal, é aconselhado a se aplicam a ele algumas gotas desse óleo.

Fonte: Bolsa de Mulher