25 de agosto de 2017

Mitos e verdades sobre a organização da geladeira

Compartilhe pela rede:

Uma geladeira limpa e organizada é uma questão de higiene e saúde. Você sabia que existem mais de 250 doenças causadas por contaminação de alimentos? Então, manter a geladeira em ordem, além de ajudar no seu dia a dia na cozinha, ainda faz bem para a saúde.

“Alimentos quentes não podem ir para geladeira, estraga a geladeira.”
MITO!

Este é um mito muito comum. O melhor lugar para guardar o alimento pronto é na geladeira, a maioria dos alimentos prontos são contaminados com a proliferação de bactérias em temperatura ambiente, em menos de 2 horas. Então, coloque o alimento que você quer guardar, mesmo ainda quente, num pote adequado e guarde na geladeira. E isso não vai estragar a geladeira, pode aumentar um pouco o consumo, mas não é significativo.

“Pano ou papel na geladeira não pode.”
VERDADE!

É uma verdade, não se deve forrar a geladeira com papel ou pano, a forração impede a circulação de ar e aumenta o consumo de energia.

“Devemos guardar as batatas na geladeira.”
MITO!

As batatas cruas não devem ser guardadas na geladeira. Quando a batata é colocada na geladeira, o amido é transformado em açúcar e sua textura e cor são alterados quando o alimento é cozido. Tomates fora da geladeira. Eles devem ser guardados fora da geladeira e de cabeça para baixo, mantendo assim as características nutricionais e o sabor. Dica de nutricionistas!

“A geladeira é o lugar ideal para guardar o café e o pão.”
MITO!

O café em pó não deve ir pra geladeira ao contrário que algumas pessoas costumam fazer. Ele deve ficar fora da geladeira e em pote fechado para conservar seu aroma e sabor, na geladeira ele absorve todos os odores dos outros alimentos e por isso perde suas propriedades. Da mesma forma o pão. Ele resseca rapidamente em baixas temperaturas. Se você precisar conservar o pão por mais tempo, o lugar ideal é o congelador. Na hora de consumir, basta aquecer no forno.

“O mel não deve ser guardado na geladeira.”
VERDADE!

Mel nunca deve ir para geladeira, ele se conserva naturalmente. Já as geléias após abertas devem ir para geladeira e serem consumidas em no máximo 30 dias.

“Óleo e azeite devem ser mantidos longe da geladeira”.
VERDADE!

Eles devem ser conservados em vidros escuros, fechados, dentro de armários para conservar suas propriedades, assim como os vinhos.

Anotou aí? Agora você sabe tudo sobre os mitos e as verdades sobre a organização da geladeira – assim, fica mais fácil cuidar até da sua alimentação. 😉

 

Fonte: Blog Italínea